Santos Dumont instala carregadores movidos a energia solar

Publicado em 30 de março de 2015 às 16:28

Foram colocados, no último dia 26, totens para carregadores de celulares, tablets e computadores portáteis com abastecimento de energia solar no Aeroporto Santos Dumont. É o primeiro projeto do tipo no Brasil e foi feito por uma parceria com a brasileira especializada na geração distribuída solar e híbrida Sunlution. Foi colocado no telhado do aeroporto um sistema de painéis solares de filme fino, flexíveis e leves para alimentar as entradas.

O consumo elétrico no aeroporto sofre grande aumento pela utilização das entradas pelos passageiros para carregar os dispositivos eletrônicos. O Santos Dumont registra um média anual de 8 milhões de pessoas que passam pelo aeroporto, e a mudança da fonte de alimentação para esse tipo de uso ajuda significativamente na economia de gastos com energia.

Orestes Gonçalves, diretor da empresa parceira no projeto, Sunlution, comentou em seu depoimento “as soluções de geração solar distribuída contribuirão muito para a redução e gestão de custos com energia elétrica em grandes estabelecimentos, como é o caso do Santos Dumont”, e afirmou “Também contribui com maior segurança energética e reduz o risco de apagões durante o dia com o Sol”.