Aeroporto Santos Dumont recebe novo sistema de pouso

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 14:26

O RNP-AR-Approach, nova tecnologia de performance de navegação que acaba de ser implantada no aeroporto Santos Dumont, passou a funcionar na segunda-feira (2). O aeroporto é o primeiro a recebê-la.

A previsão é que os aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Viracopos e Galeão também passem a operar com o novo sistema a partir da segunda quinzena de dezembro.

A tecnologia promete reduzir o tempo de navegação em aproximadamente 8 minutos para voos partindo de Congonhas, 7 de Guarulhos, 8 de Viracopos e 3 de Brasília com destino ao Rio de Janeiro pelo Santos Dumont. Assim, serão reduzidos, também, o ruído nos arredores do aeroporto e a emissão de poluentes: num único dia, só os aviões provenientes de Guarulhos emitiriam menos 134 toneladas de CO2.

Outro benefício trazido pela melhoria é a diminuição de horas que o aeroporto passa fechado devido a más condições climáticas. Isto porque o sistema proporciona maior segurança de manobragem ao piloto mesmo sob condições de baixa visibilidade.

Segundo Moreira Franco, ministro da Aviação Civil, a inovação beneficiará os usuários também financeiramente, visto que, com menores gastos com combustível, os aumentos das tarifas aéreas são desencorajados.

A primeira companhia aérea a receber a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilizar a tecnologia foi a Gol, que participou dos testes do novo sistema. Para que mais companhias aéreas utilizem o novo sistema, é necessário que instalem dispositivos compatíveis em suas aeronaves, além de treinar a tripulação e adequar o controle de navegação aérea.

A redução do tempo de voo se dará porque o novo sistema permite que o avião siga em linha reta até o seu destino. Antes, era necessário ajustar a rota de modo a estar sempre ao alcance de uma das antenas que transmitem ao avião as informações necessárias à navegação, o que obriga a rota a ser mais longa. O novo sistema funciona enviando um sinal único via GPS para ser seguido pela aeronave.