Santos Dumont recebe certificado de acessibilidade

Publicado em 28 de novembro de 2014 às 16:57

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência deu ao Aeroporto Santos Dumont (RJ) o selo de participação no projeto Rio Acessível. Dentre as quatros classificações criadas: bronze, prata, ouro e diamante, o Santos Dumont conquistou a mais alta, diamante, que indica 90% de acessibilidade.

Com o objetivo de orientar e facilitar o acesso de pessoas com deficiência, a Prefeitura do Rio analisou o nível de acessibilidade de pontos turísticos e de locais de embarque e desembarque dos diferentes meios de transporte. Para isso, teve como base de pesquisa as diretrizes da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

Dos 250 locais avaliados, o aeroporto foi o único local que recebeu a classificação máxima, “É com muita satisfação que recebemos o maior grau de acessibilidade do projeto, possível graças ao empenho de nossas equipes em garantir acessibilidade, conforto e, especialmente, respeito pelo direito do cidadão que utiliza o Santos Dumont”, colocou o superintendente do Santos Dumont, Aparecido Iberê de Oliveira.

O aeroporto possui rampas, elevadores acessíveis, piso tátil, balcões de informações e banheiros adaptados, vagas exclusivas no estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, telefone público para surdos e 100% dos balcões de check-in acessíveis.